O primeiro passo do processo de desenvolvimento do site Olhar Crítico foi a descoberta.
Eu precisava entender os motivos que levavam o Pedro a ter um site com uma pegada profissional e totalmente focado na crítica teatral.
— OK Pedro você quer um site para divulgar suas críticas teatrais, certo?
— Certíssimo, amigo.
— Mas vamos lá, acredito que a gente possa fazer um aprofundamento da finalidade desse site. É um investimento alto pra você divulgar seus textos sendo que você pode fazer isso gratuitamente com inúmeras ferramentas online disponíveis, como Wordpress, Squarespace, Wix. Você pode inclusive usar o próprio Facebook pra isso.
— Sim, você tem razão, amigo. eu inclusive já tenho feito isso no Facebook, mas fazer de uma forma mais profissional, quero ser reconhecido por isso, que os diretores de teatro e as publicações do meio me procurem e me convidem pra assistir e fazer críticas dos espetáculos.
Bingo! Nesse momento eu percebi que o objetivo do Pedro não era simplesmente divulgar seus textos, tinha todo um movimento de carreira envolvido nesse projeto do site. Então eu sugeri uma outra abordagem. Eu precisava entender o que motiva o Pedro a escrever, precisava ler o seus textos. Ler mesmo, com olhar crítico! E mapear os elementos que compunham a sua identidade e sua história de vida também. Então propus que começássemos por uma dinâmica de Mind Mapping. O resultado foi surpreendente tanto pra mim quanto para o próprio Pedro.
— Pedro nós vamos fazer um Mind Mapping do Pedro.
— Oi? Como assim? rs O que é um mind mapping?
— Então, eu vou escrever o seu nome no centro dessa folha, ele será a célula mãe da nosso Mapa. Agora vou começar a desenhar as conexões de dessa célula mãe pra que juntos possamos fazer um papa mental sobre o que é, e o que presente o Pedro Alonso.
— Interessante, mas o que eu devo escrever? aspectos da minha personalidade coisas que eu quero pro futuro?
— Você deve escrever a primeira coisa que vem na sua mente, deixe seu subconsciente ser o protagonista neste momento. Ele tem as células-chave pro seu mapa.
— Ok, ainda não entendi muito bem mas confio em você!
— Perfeito, então eu vou começar
Nesse momento desenhei a primeira célula conectada a Pedro: “teatro”. Foi o suficiente para Pedro entender instintivamente do que se tratava aquela dinâmica. A primeira palavra que ele escreveu, para minha total surpresa foi “sagitário”, seu signo. 
O Mind Map inicial desenhado pelo Pedro está na imagem a seguir

A etapa seguinte  foi analisar as informações e identificar as relações semânticas das células ali presentes. 
Pedro, eu organizei as informações do seu Mind Map nessas três colunas. Elas fazem sentido pra você?
— Elas fazem sim sentido, amigo. Eu só não consigo interpretar como elas se relacionam com o projeto do site.
— Pedro nós acabamos de desenhar o propósito pelo qual você me procurou para desenvolver o seu site. Observe essas três colunas. A primeira são as suas áreas de interesse, especificamente eles poderiam ser identificadas como o conteúdo do seu site, os temos que você vai abordar e que você se sente altamente confortável para debater e criticar construtivamente. Podemos dizer que é a parte consciente desse projeto.
— hum interessante, e essa segunda coluna que você nomeou "aspectos identitários"?
— Ela é a sua identidade, o uso do arquétipo relacionado ao signo de sagitário mostra como é importante pra você imprimir a sua personalidade no seu trabalho a nas suas relações. Esse site tem que falar a sua língua não só pelos seus textos mas na experiência do usuário que vai navegar por ele. Isso é fundamental pra você. E fundamental ainda é saber que tem um cara que é do próprio teatro falando sobre o teatro. Você vivenciou isso, se formou nessa profissão. é algo que você possivelmente tem muito orgulho, certo?
— Com certeza amigo, estar no palco é um experiência única. assim como examinar a materialidade o palco atreva de um olhar crítico.
— Cara, isso foi bonito, hein? Arrepiei aqui! hahaha Vamos anotar essa frase.
— Anotada, amigo. E a terceira coluna?
— Essa é uma área mais cinzenta que apareceu no nosso Mind Map. Foi justamente o seu subconsciente agindo. É aquilo que certamente está de motivando a fazer esse projeto. É algo ligado a uma transformação a uma “necessidade de resgatar algo que ficou pra trás” porque tem a palavra saudade ali…
— Sim amigo, é uma saudade enorme de reviver minha experiência com o teatro, algo que eu amo. Uma necessidade intelectual mesmo e um desafio de ser reconhecido, não como ator, mas como crítico, de não me tornar mais um que fica em cima do muro. Alguém que tenha a coragem de expor suas perspectivas. Alguém como a Bárbara Eleonora
— Barbará Eleonora?
— Sim, uma jornalista famosa do Jornal o Globo na década de 90. Temida pelas suas críticas ácidas e tremendamente fiéis às suas convicções!
— Interessante, mas não te vejo nesse lugar de crítico temido.
— Nem eu me vejo, essa persona do crítico carrasco está ultrapassada na minha opinião. Acredito na crítica de uma forma mais construtiva. Mais poética até.
— Acho incrível! Mas e a Grana? Por que ela também apareceu nesse  Mind Map! rs
— Ah amigo, esse é parte do desafio também, eu quero que esse projeto me dê um retorno financeiro. Algo a longo prazo.
— O que é longo prazo pra você, Pedro?
— Ah que pergunta difícil, Bruno. Não sou bom nessas coisas de números rss.
— Hahaha é sim, todos somos. A diferente é que alguns focam mais e consequentemente se desenvolvem mais. Mas você deveria pensar nisso, colocar uma meta. Senão esse retorno pode vir em 2 anos, 5 anos 10 anos ou simplesmente não vir!
— Nossa, nem brincando, no máximo em 2 anos eu quero já ter esse retorno.
— Excelente! posso sugerir um planejamento mais realista? 
— Sim, claro…
— Temos que descontar o tempo que desenvolvimento e lançamento do site. então eu sugiro algo em torno de 18 meses, o que acha?
— Acho perfeito.
— Agora, os 18 meses são só uma parte da meta. Você tem que estipular o quanto que estar gerando de receita com esse site em 18 meses. A meta precisa ser específica e quantificável amigo, sorry. rs
— Tudo bem, você tem razão, mas posso pensar nisso outro dia? o trabalho aqui hoje foi intenso!
— hahaha com certeza foi!

Aproveite para visitar o site do Pedro e ler suas excelentes críticas teatrais.
Back to Top